Ferramentas digitais conquistam espaço na comercialização de apartamentos

As plataformas estão cada vez mais completas e facilitando a vida dos clientes e de quem está vendendo

Ferramentas digitais conquistam espaço na comercialização de apartamentos

Sempre ouvimos que a tecnologia é o presente e o futuro, e no mercado imobiliário não seria diferente. A internet facilitou as vendas de apartamentos e é possível encontrar diversas opções com apenas um clique e de qualquer lugar. As plataformas estão cada vez mais completas e facilitando a vida dos clientes e de quem está vendendo.

O mercado da construção civil já é um dos setores que mais utiliza as inovações digitais, que iniciam desde o planejamento dos empreendimentos e seguem no canteiro de obras. Agora, é hora de facilitar mais ainda a experiência dos compradores, que agora conseguem ter mais detalhes do empreendimento em poucos cliques. Para não te deixar por fora das atualizações, a Callabrez separou um conteúdo exclusivo para te mostrar quais ferramentas digitais já são utilizadas na venda de apartamentos. 

  • Tour 360º

Sabe aquela opção de ver o interior de um espaço, da forma que quiser, e sem sair de casa? Esse é o Tour 360º. Ele consiste numa simulação de algum espaço, podendo ser até mesmo um apartamento, e o melhor de tudo é que você decide para que lado irá virar a tela – que será seus olhos -, e qual novo cômodo irá visitar. Essa ferramenta pode ser utilizada em celulares, tablets e computadores.

Diversas construtoras, incorporadoras e até imobiliárias já estão implantando o 360º em seus serviços, e até mesmo contratando equipe apenas para realizar essas ações. O Tour facilita também a venda de apartamentos já ocupados por moradores, e que não possuem tempo para visitas de possíveis compradores, pois realizado uma vez, a ferramenta fica disponível para todos os interessados.

  • Vídeo 3D 

Aproveitando as facilidades da internet, imagens bonitas fazem toda a diferença e, por isso, as construtoras e imobiliárias estão investindo em aplicativos sofisticados para editar vídeos, além de gravações com drones. Ter noção do espaço já decorado e em diversos ângulos tende a aumentar a curiosidade. Os vídeos em 3D são grandes aliados na hora da venda, pois é possível mostrar pequenos detalhes e aumentar a realidade e noção do comprador sobre as áreas.

Além dos vídeos em 3D, é possível utilizar aplicativos para edição de vídeos, criando uma ambientação, com sons, narração, músicas e outros elementos audiovisuais. Já existem diversos softwares específicos para edição e que tornam um simples vídeo muito mais atrativo e próximo da realidade.

  • Realidade Virtual

A Realidade Virtual é outra ferramenta que vem sendo utilizada na hora de comercializar apartamentos, e com ela, é possível, mais do que nunca, se sentir dentro de um espaço. Ela pode ser utilizada com os óculos, que colocam a pessoa dentro dos lugares, ou sem, apenas com a tela do computador ou TV. Os óculos são bem maiores que os tradicionais e transmitem as imagens em sua tela.

Seu funcionamento é bastante simples. Ao colocar os óculos, a pessoa se transporta para uma realidade aumentada, onde pode explorar diversos espaços, como, por exemplo, um apartamento que ainda está sendo construído. O que ela irá ver na tela é basicamente um Tour 360º, mas com a expansão da realidade. Sem os óculos a experiência é um pouco menos real, mas pode ser uma ótima forma de conhecer o futuro lar.

  • Metaverso 

O Metaverso é uma das maiores novidades e pode ser considerado a junção de todos os itens e ferramentas citadas acima. Semelhante com a Realidade Virtual, essa opção possui um grande diferencial, a interação. Neste universo ficcional, é possível interagir com outras pessoas, que podem ser os futuros moradores do seu apartamento, explorar outras áreas do prédio, e para os mais criativos, dá até para sonhar e imaginar com os quadros na parede e as decorações da sala. 

Essa ferramenta também pode utilizar os óculos, que irão oferecer uma experiência mais real, e apesar de poder ser acessado de simples celulares, há versões que são projetadas para máquinas específicas. Como o Metaverso tem suas imagens baseada em simulações, quanto melhor o processador do computador e dos óculos, mais real a sensação será. 

  • ChatBot

Parecido com a Inteligência Artificial, os ChatBots possuem respostas programadas por seu gerenciador. Essa opção é perfeita para tirar pequenas dúvidas dos compradores, geralmente, relacionadas a localização, opções de lazer ao entorno do empreendimento, condições de compra, previsão de entrega das chaves, quais são as plantas existentes, entre outras. 

Apesar de ser mais simples e barata de implementar, o ChatBot pode ser um grande aliado na hora de vender. Há a opção de acrescentar um botão para que caso ele não tenha a resposta, um colaborador real entre em contato e continue dando seguimento no atendimento, e quem sabe até fechar negócio. 

A expectativa é que nos próximos anos as inovações digitais se tornem mais comuns e aproximem mais ainda o comprador, do seu possível futuro lar. A Callabrez trabalha e busca se atualizar de todas as novas tecnologias, sempre buscando facilitar a experiência. 

Gostou de conhecer as ferramentas digitais na comercialização? Confira outros conteúdos já publicados em nosso blog. 

Crédito da imagem: Pixabay

Continue navegando

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!