Conheça Suzano, uma cidade repleta de opções de turismo e bastante forte no setor comercial e industrial

Aqui no blog da Callabrez, já passaram por aqui, Itaquaquecetuba, Guaianases e Itaim Paulista, e agora chegou a hora de conhecer mais uma cidade

Conheça Suzano, uma cidade repleta de opções de turismo e bastante forte no setor comercial e industrial

Aqui no blog da Callabrez, sempre trazemos conteúdos sobre municípios de São Paulo (SP). Já passaram por aqui, Itaquaquecetuba, Guaianases e Itaim Paulista, e agora chegou a hora de conhecer mais uma cidade, localizada na Região Metropolitana e Alto Tietê, o município de Suzano, formado pelas sedes e distritos de Palmeiras de São Paulo e Boa Vista Paulista. O município fica há 34 km da capital paulista e conta com 206,236 quilômetros, que abrigam 307.464 pessoas, de acordo com o último Censo Demográfico (2022) e possuem fácil acesso a diversas regiões próximas e ao litoral do estado.
 
O surgimento da cidade se deu em cerca de 1660 e, assim como em outros municípios de São Paulo, seu fundador também foi um padre jesuíta, Francisco Baruel, que catequizava indígenas na região. Uma das primeiras construções foi uma capela, que logo atraiu novos moradores e se transformou em um povoado. Alguns anos depois, em 1750, o espaço religioso foi reformado pelo padre Antônio Souza e Oliveira, nomeando a de Nossa Senhora da Piedade de Taiaçupeba. Só em 1885 que o local se transformou em igreja, passando a ser chamada de Baruel.

Foi também nessa época que os trilhos da Estrada de Ferro de São Paulo – Rio de Janeiro foram implantados, construídos por fazendeiros. O primeiro nome da região foi “Vila da Concórdia”, que depois tornou-se “Vila da Piedade”, e em 1891 tornou-se vilarejo, junto à encampação da ferrovia. Alguns anos depois, a cidade passou a se chamar de Suzano, em homenagem a Joaquim Augusto Suzano Brandão, arquiteto e responsável pela finalização das obras da estação ferroviária de Guaió, em 11 de dezembro de 1908, um bairro de Suzano.

Com a implantação dos trilhos, o local passou a receber mais visitantes e a se desenvolver, com a construção de indústrias, que necessitavam de transporte rápido e eficaz. Então, em 1869 a estação de trem foi finalmente construída. Cerca de dez anos depois, a primeira missa foi realizada oficialmente. Atualmente, a cidade possui muitos imigrantes japoneses, que chegaram na cidade na mesma época de sua nomeação oficial, e mantém suas tradições em todos os setores da área.

Durante o século XX, o povoado começou a crescer de forma significativa, junto com sua população, e transformou-se em distrito, anexado ao município de Mogi das Cruzes. A mudança para a cidade só veio em 8 de dezembro de 1948, quando teve sua emancipação política. Atualmente, a indústria, o comércio e o setor hortifrutigranjeiro são fortes na região. Suzano possui o maior PIB da região do Alto Tiête e é referência quando se fala de indústrias. São cerca de 540 produtores rurais na região; 327 indústrias, que geram mais de 13 mil empregos diretos e indiretos e 3.423 estabelecimentos comerciais.

A área da educação e mobilidade urbana também é bastante valorizada na cidade. São mais de 200 escolas, divididas entre pré-escola, ensino fundamental e médio. O transporte pode ser por meio de metrô, onde passa a linha 11 do Trem Metropolitano de São Paulo, na Estação Suzano. Também é possível se locomover de ônibus, que ligam a cidade para outros municípios, por exemplo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, entre outros. 

O que fazer em Suzano?

O município é um ótimo lugar para turistar, pois abriga opções para todos os gostos. Um dos principais pontos turísticos é o Viveiro Municipal, perfeito para quem busca conhecer novas espécies de plantas ou passear com os pets. Os dois parques aquáticos da cidade também são ótimas opções para quem busca se divertir em dias ensolarados. Quem quiser conhecer um pouco sobre a história de Suzano, a Praça do Baruel é o lugar perfeito. O lado gastronômico da cidade também não deixa a desejar, com opções para todos os paladares. Confira:

  • Viveiro Municipal

Com entrada gratuita, o espaço é um dos principais pontos turísticos do município, e conta com mais de 620 plantas de 400 espécies diferentes, orquidário e até um minhocário. No último ano, o Viveiro recebeu mais de 18 mil visitas e realizou a doação de mais de 36 mil mudas de plantas para os moradores da cidade. O espaço fica localizado na Avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador e a entrada é gratuita. 

  • Parques Aquáticos

Suzano conta com dois parques aquáticos, que podem ser ótimas opções para dias de sol. O Magic City e o Blue Beach Thermas Park contam com atrações diferenciadas para a família inteira, inclusive piscinas de ondas. Os ingressos custam até R$ 40 e podem ser adquiridos pela internet. 

  • Praça do Baruel

A Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi abriga a Igreja do Baruel, uma das mais antigas da cidade, e de enorme importância para o município. É lá onde ocorre a tradicional “Festa do Baruel”, que ocorre todo mês de setembro. A história por trás da festa, é que no final do século XIX, uma forte chuva destruiu o espaço que na época era apenas uma capela. Em 1916, a reconstrução foi feita e, para comemorar, foi realizada a festa, que ocorre até hoje. Na data comemora-se também o dia de Nossa Senhora Piedade e em louvor ao Divino Espírito Santo. 

Além da histórica praça, que possui a igreja Católica, a cidade possui também espaços religiosos de outras religiões, como Igrejas Evangélicas, Terreiros e Templos. 

Gastronomia

O Suzano Shopping é um centro comercial bastante visitado, que além de lojas, possui também opções na praça de alimentação. São mais de 30 opções de restaurantes, fast-food e quiosques, com sorvetes e sobremesas. 

A Callabrez separou alguns restaurantes bem avaliados para você conhecer em Suzano. Ah! Tem opções para todos os gostos, viu?

  • The One Hamburgueria: no estilo americano, o espaço oferece lanches e sobremesas;
  • Esfiharia Abi: com uma gastronomia do oriente médio, o restaurante produz esfihas de diversos sabores e gostos;
  • Padaria Santa Helena: ótimo espaço para o café da manhã ou lanche da tarde, com a opção de comer no próprio estabelecimento ou levar para casa;
  • Pizzaria e restaurante Dema Joe: o espaço oferece pizzas de todos os sabores e tamanhos, além de pratos para almoço e jantar;
  • Kanpek (comida asiática): o verdadeiro gosto da culinária asiática e uma verdadeira experiência;
  • Lotus Restaurante (comida vegetariana): pratos vegetarianos servidos sempre com muitas opções e temperos diferenciados.

Gostou de conhecer um pouco de Suzano? Continue acompanhando o blog e redes sociais.

Continue navegando

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!