Itaim Paulista: conheça o maior distrito da zona leste de São Paulo (SP)

Com um nome de origem tupi e que significa “pedrinha”, o bairro é o último distrito da zona leste 2 do município de São Paulo (SP)

Itaim Paulista: conheça o maior distrito da zona leste de São Paulo (SP)

Com a grandeza de São Paulo, diversas são as opções de moradia dentro do estado. Desta vez, é hora de conhecermos o Itaim Paulista, o maior distrito da zona leste da capital. Com um nome de origem tupi e que significa “pedrinha”, o bairro é o último distrito da zona leste 2 do município de São Paulo (SP). A região faz divisa com outros três municípios: Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Seus 15km² abrigam mais de 278 mil habitantes, que podem se locomover por diversas opções de transportes, como as estações Itaim Paulista e Jardim Romano da linha 12 da CPTM, além de linhas de ônibus disponibilizadas pela SPTrans, com opções municipais, e da EMTU, para intermunicipais.  

O começo da região se deu pelos portugueses, com a doação de sesmarias no início do século XVII. A partir de então, as terras passaram a ter controle dos padres carmelitas (1621), quando foi construída a capela Nossa Senhora da Biacica, que é considerada um marco da colonização europeia na área. Não se sabe ao certo a idade do distrito, mas se considerarmos a construção da capela, o Itaim Paulista teria 319 anos, mas se levarmos em conta a data provável da chegada à região dos bandeirantes e padres, o Itaim Paulista teria 390 anos. O fato é: oficialmente, o aniversário do Itaim era considerado a partir do momento em que o bairro foi emancipado do Distrito de São Miguel Paulista, em 1980. Data essa que se alterou, e hoje é comemorado em 21 de junho de 1621, na mesma época em que as terras passaram a ser comandadas pelos padres. 

Desenvolvimento da região

No início, o local era cheio de chácaras, fazendas e sítios e com poucos rastros de povoamento. Foi no final do século XVII que o distrito começou a receber moradores, junto a construção da ferrovia Estrada do Norte (antiga Central do Brasil). Mesmo que a passos lentos, as primeiras casas foram construídas à beira dos trilhos. A agricultura e a criação de gado eram o forte da época, que pouco tempo depois passou a ter um maior trabalho de olarias, com uma forte produção de tijolos e telhas, que na época era a atividade mais lucrativa, pois se extraia do Tietê. 

A emancipação do Itaim, que antes era administrado pela regional de São Miguel Paulista, foi um grande marco do distrito, que passou a receber uma maior verba vinda da prefeitura, o que beneficiou diretamente a população local. A Região é cortada por seis córregos, que deságuam no Rio Tietê, o: Itaquera-Itaqueruna, Água Vermelha, Lajeado, Itaim, Tijuco Preto e Três Pontes. O distrito ainda possui a parte leste do Ribeirão Lageado. Os córregos, que hoje estão poluídos, eram fontes de renda para os moradores da região.

Lazer no Itaim
O bairro possui moradores de diversos locais, como italianos, portugueses, japoneses, húngaros e em sua grande maioria, os migrantes nordestinos. Bastante procurado para uma melhor condição de vida, o local possui uma grande variedade de lojas, agências bancárias, varejos, atacados, shopping, supermercados, hospitais, academias, restaurantes e postos de saúde. Entre os que mais se destacam, está o Shopping Itaim Paulista, que possui, além de lojas e uma ampla praça de alimentação, salas de cinema. Confira outras opções de lazer:  

Casa de Cultura Itaim Paulista: O local reúne a criatividade e a cultura, por meio de palestras e diversas oficinas, como por exemplo hip-hop, libras, rock, entre outras. As turmas são divididas por idade. Para acompanhar o cronograma, acesse@ccitaimpaulista. O local fica na Rua Monte Camberela, 490 – Vila Silva Teles, e funciona das 9h às 22h.

A cultura e a arte são bastante exploradas no distrito, com uma inspiração que vem da realidade periférica e com diversos representantes dos mais variados estilos artísticos. Algumas das artes mais atuantes no bairro são a música, teatro, dança, entre outros. Os artistas têm ainda a oportunidade de se expressar no próprio bairro.

Casa de Cultura Itaim Paulista


Parque Ecológico Central do Itaim: O parque é uma opção ideal para quem quer curtir um final de semana com a família. Rodeado por uma vegetação da Mata Atlântica, pousam várias espécies de aves e plantas no espaço. Quem for até o local, irá encontrar trilhas para caminhada, pista para a modalidade bicicross e de skate, playground para as crianças, Biblioteca do Verde e equipamentos de ginástica com acessibilidade. O espaço fica localizado na “Chácara do Seu Antônio”, na Rua Antonio João de Medeiros, 226.

Para quem gosta de uma boa gastronomia, o distrito também disponibiliza opções. Com restaurantes japonês, como o Sushi Itaim ou o Susume Asian Food, ou ainda a Costelaria Tokunfome, Donatello Pizzaria e Esfiharia, entre outros, que oferecem diversas culinárias diferentes. Há também unidades da Sodiê Doces, Doceria Lemon Pie e The Best Açaí para a sobremesa.

A religião é uma característica presente na região desde o início, com a construção de capelas pelos padres da época. Atualmente, há espaços religiosos para todas as crenças. O bairro também é repleto por escolas do ensino fundamental e médio, públicas e privadas, facilitando a moradia de famílias com crianças e adolescentes. 

Para não perder nenhuma novidade, continue acompanhando nosso blog. 

Crédito da imagem principal: https://bit.ly/3owD7Jp

Continue navegando

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!