Quais os documentos necessários para financiar um imóvel?

A documentação é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes de todo o processo de aquisição de um imóvel. Por isso, não desanime ao organizar a papelada, mantenha a calma que te auxiliamos a separar tudo o que é necessário, sem maiores complicações.

Quais os documentos necessários para financiar um imóvel?

Atualmente, como já falamos aqui no blog da Callabrez, muitos brasileiros têm optado por adquirir apartamentos através do financiamento imobiliário. Entretanto, depois de escolhido o imóvel ideal, muitas pessoas ficam com dúvidas no momento de juntar toda a documentação que deve ser apresentada para conseguir simular a compra ou até mesmo dar entrada no financiamento do imóvel.

A documentação é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes de todo o processo de aquisição de um imóvel. Por isso, não desanime ao organizar a papelada, mantenha a calma que te auxiliamos a separar tudo o que é necessário, sem maiores complicações.

Antes de mais nada, nesse primeiro momento, os documentos necessários são os do indivíduo(s) que está realizando a compra do imóvel, ou seja, os documentos do comprador(es). A outra parte da documentação que se refere aos custos, acontece em seguida da entrega dos documentos.

Constantemente, o financiamento é um dos principais aliados para realizar o sonho da casa própria e, é por essa razão, que antes de assinar o contrato, que acontece via instituição financeira ou diretamente com a construtora, é necessário juntar alguns documentos. Até mesmo, no caso de financiamento através do Programa Casa Verde e Amarela, os documentos precisam ser entregues para garantir que o comprador tem as condições necessárias para arcar com os pagamentos do imóvel e que a escolha está sendo um bom negócio.

De antemão, saiba que a documentação exigida pode variar de acordo com a instituição financeira e a fase do financiamento. Geralmente, os principais documentos para o financiamento imobiliário são:

  • Documento de Identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de Estado Civil ou Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de Endereço;
  • Declaração de Imposto de Renda (IR);
  • Extrato do FGTS;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Contrato Social (no caso de ser MEI ou proprietário de empresa);
  • Comprovante de Renda, que pode ser pelo holerite ou extrato bancário.

Vale ressaltar que o comprador deve estar atento à validade desses documentos, assim como a conservação dos mesmos. Juntamente com a validação, outro ponto importante é não deixar de conferir todos os detalhes para a garantia de que toda a documentação está correta de acordo com as solicitações.

Como citado acima, existem alguns outros documentos que são necessários para financiar um imóvel, esses que se referem a parte paga da documentação, ou seja, onde o comprador deve arcar com as despesas. Em alguns casos, por exemplo, na compra do primeiro imóvel, quando a compra é realizada pelo programa habitacional do governo, taxas como ITBI e o Registro de Compra em Cartório, são providenciadas e pagas pelo programa.

Todavia, o ITBI, que é o Imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis, leva em consideração o valor do imóvel e um percentual. De maneira geral, o preço do pagamento fica em torno de 2% a 3% do valor de venda do imóvel, nesse sentido, o valor especificado no contrato de financiamento do imóvel. Entretanto, como é um tributo municipal, cada prefeitura tem a autonomia de definir como esse imposto será cobrado, sendo assim, as regras mudam de acordo com cada região.

Posteriormente, vem o Registro de Compra em Cartório, o documento que transfere o imóvel do vendedor para o comprador. Bem como o ITBI, os cálculos mudam de acordo com a região e o valor do imóvel. Para os compradores que realizam o processo via Programa Casa Verde e Amarela, o financiamento é feito através do banco, dessa forma o registro de compra e venda tem validação através do Contrato de Compromisso.

Mais fique atento ao incentivo do Governo se for seu primeiro imóvel. De acordo com a Lei 6015/73, que se refere a registros públicos, qualquer pessoa que financia a compra de um imóvel pela primeira vez pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), tem direito a um desconto de 50% no valor das taxas de registro e escritura do imóvel.

De modo geral, os custos com a documentação do imóvel variam entre 4% e 8% do valor do imóvel e, de qualquer forma, o processo de compra de um imóvel envolve várias etapas. Por isso, atente-se para que não haja qualquer problema na hora de adquirir o seu tão sonhado imóvel.

A Callabrez está com você para te ajudar em todas as partes desse processo. Continue acompanhado nosso blog ou nas nossas nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades!

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