Conheça Poá, estância hidromineral e polo do turismo no estado de São Paulo

O estado de São Paulo possui mais de dez mil distritos, e aqui no blog da Callabrez sempre trazemos alguns deles para que você possa conhecer melhor o estado.

Conheça Poá, estância hidromineral e polo do turismo no estado de São Paulo

O estado de São Paulo possui mais de dez mil distritos, e aqui no blog da Callabrez sempre trazemos alguns deles para que você possa conhecer melhor o estado. E hoje chegou a hora de conhecer Poá, um dos onze municípios de São Paulo que é considerado uma estância hidromineral e um dos principais polos de turismo do estado. Este título de estância é utilizado junto ao nome e, por isso, o município recebe um aporte maior do Estado para o desenvolvimento do turismo na região. 

Apesar do título, Poá é um dos menores municípios, quando comparado a seus vizinhos, mas não pense que isso prejudica a área, pelo contrário, lá há uma grande variedade de áreas verdes, além do distrito ser bastante sustentável e possuir ótimos índices de desenvolvimento. Poá faz parte da região do Alto Tietê e possui cerca de 103 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Assim como grande parte dos distritos que formam o estado, Poá também se iniciou em terras de missionárias da Ordem dos Carmelitas, no ano de 1621. Na época, a região era ponto de parada de tropeiros e viajantes. Anos depois, já em 1877, foi construída uma estação de trem, que ligava Poá a Guaianases (na época, Lageado) e Mogi das Cruzes e foi essencial para o crescimento do município, tanto na questão populacional, quanto na econômica. 

Já em 1947, Poá crescia rapidamente e a paisagem rural já não era mais vista, então a região queria subir de distrito para município, feito que só foi possível um ano depois, quando passou a ser constituída de dois distritos: Distrito da Paz e o Distrito de Ferraz de Vasconcelos. Apesar dos trâmites jurídicos, a vida independente da cidade foi só em 26 de março de 1949, dia em que se comemora o aniversário do município.

O que fazer em Poá? 

Como dito, a região possui um alto índice de turismo, atividade que começou a ser explorada com maior força nos anos 2000. Atualmente, o principal evento do município é a Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais), que dura cinco dias e, em média, mais de 300 mil pessoas passam por lá. Além disso, há diversas opções de centros educacionais, espaços religiosos, além das atividades culturais, que são um ponto forte da região. 

Os espaços culturais e de lazer são bastante aquecidos, com diversas programações e opções para todas as idades. Nós da Callabrez separamos os principais pontos turísticos e de diversão para que você possa conhecer quando visitar a região, ou até mesmo, desfrutar caso seja morador da área e ainda não conheça.

  • Biblioteca Municipal

A biblioteca, localizada no Centro Cultural Casa da Estação, conta com um acervo de mais de cinco mil títulos, que ficam à disposição da população para leitura. O espaço funciona de segunda a sexta, em horário comercial. O local é uma ótima opção para estudo e concentração, além de poder se aprofundar nos mais diversos temas.

  • Teatro Municipal Turíbio Ruiz 

O espaço foi inaugurado em 2016, no centro da cidade, e hoje funciona com uma grande variedade de peças de teatro, para todos os gostos e idades, além de festivais de músicas e programação ampla para toda a comunidade, que pode desfrutar de um grande espaço.

  • Pesqueiro Roda Viva

Para quem busca uma programação mais relaxante, conhecer um pesqueiro é uma ótima opção. A área é de pesca livre e funciona todos os dias das 07h às 19h, e conta com um restaurante no local. Aos finais de semana, famílias e amigos se reúnem para desfrutar da vista e do lazer. 

  • Espaço Cultural Opereta 

Também localizado na região central de Poá, o espaço conta com mais de 500 metros quadrados, e já recebeu mais de 200 apresentações artísticas, além de acomodar mais de 100 oficinas e cerca de 50 saraus. O Centro possui capacidade para 120 pessoas e possui diversos figurinos, cenários, instrumentos, maquiagens e uma biblioteca comunitária. Segundo o site do espaço, é o primeiro espaço totalmente pronto para receber eventos artísticos na cidade. 

  • Expoá 

Como já te contamos anteriormente, Poá recebe todos os anos, desde 1970, a Expoá, uma grande exposição de orquídeas e plantas ornamentais. O evento sempre acontece na primeira semana do mês de setembro,e é o principal encontro da cidade. O local da exposição, atualmente, é o Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa. 

Poá também conta com o Conselho Municipal de Cultura, que torna as praças existentes em ótimas áreas de lazer, sempre com programação, recreação para diversas idades e playgrounds. A pista de skate localizada ao lado do viaduto no Centro é aberta ao público, além de que algumas aulas são oferecidas de forma gratuita, por exemplo: vôlei, basquete, handebol, ginástica rítmica, capoeira, entre outros. Para ter acesso a essa programação é só procurar os núcleos esportivos da Vila Júlia, Vila Varela ou Jardim São José. 

E a gastronomia? 

Além do lazer e do turismo, Poá conta com ótimos restaurantes. Para facilitar sua vida e sua refeição na cidade, confira uma lista dos principais lugares: 

  • Família Sampaio: Quer fazer um Happy Hour com o pessoal do trabalho? O restaurante Família Sampaio é um ótimo espaço, com opções de petiscos e um chopp bem gelado. 
  • Confraria do Churrasco: Bateu vontade de churrasco? A Confraria é uma das melhores opções disponíveis.
  • Sushi Cazza: Para quem optar por uma comida oriental, como sushi, temaki e outras variedades, o Cazza é um espaço bastante aconchegante. 
  • Lanchonete Pinguim: Prefere um lanche? Poá também tem opções. A Lanchonete Pinguim possui desde os sanduíches mais convencionais, até opções mais incrementadas.
  • Pizzaria Boluccio Poá: Se sua vontade for Pizza, a Boluccio irá resolver seu problema. A tradicional culinária italiana é bem cuidada no espaço, e possui opções para todos os gostos.  


Gostou de conhecer Poá? Continue nos acompanhando no blog e não perca nada!

Crédito da imagem

Continue navegando

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!