Segurança nos tempos de festas: saiba como deixar tudo em ordem para não ter imprevistos

Quando fechamos a casa, temos que ter alguns cuidados extras, para que quando retornarmos ao lar, tudo esteja em ordem e em perfeito estado

Segurança nos tempos de festas: saiba como deixar tudo em ordem para não ter imprevistos

Está chegando o final do ano, e com ele a época de festas e o período em que quase todo mundo viaja e as casas e apartamentos ficam vazios. Talvez pelo período de três, cinco dias ou até mesmo uma ou duas semanas. Quando fechamos a casa, temos que ter alguns cuidados extras, para que quando retornarmos ao lar, tudo esteja em ordem e em perfeito estado. Para te ajudar a viajar e voltar com segurança, separamos algumas dicas. 

  • Feche o registro de água

Já aconteceu com você ou ouviu casos de casas, elevadores e até mesmo escadas alagadas? Esses casos, geralmente, acontecem quando os moradores saem por alguns dias e um cano estoura, a torneira fica com vazamentos ou até mesmo o próprio registro da água. Além dos prejuízos com móveis que podem acabar inchando e ficando submersos, a conta de água pode ter aumento significativo e até mesmo a moradia de outras pessoas pode ser atingida.

Para que isso não ocorra, é indicado fechar os registros de água do apartamento. Na maioria das vezes, os empreendimentos possuem, no mínimo, três registros. Um deles fica na cozinha, o outro na área de serviço, sendo a lavanderia, e os outros divididos nos banheiros. Há ainda, residências que possuem um outro registro, o geral.  

  • Tranque portas e janelas

Antes de sair é bom verificar se as janelas estão fechadas, assim como as portas trancadas. Há diversos motivos para realizar essa simples ação. Desde uma simples chuva, que pode vir a acontecer e acabar molhando móveis e a residência, assim como vento, que tende a trazer sujeiras, até mesmo evitar a entrada de insetos e pessoas desconhecidas. 

Nesta hora, é importante também fechar as cortinas. Para moradores de andares mais baixos, isso evita até mesmo que pessoas de fora consigam olhar pelas janelas. Já em andares mais altos, e dependendo da quantidade de dias que a casa ficará sozinha, o sol pode vir a danificar itens.

  • Tire equipamentos e aparelhos da tomada

Quedas de luz vêm sendo frequentes em algumas cidades. Esses desligamentos repentinos podem acabar em prejuízo para os moradores, já que alguns equipamentos elétricos podem acabar queimando, justamente pelos picos de energia. Para que isso não ocorra, tire televisões, modems, microondas, computadores e outros itens que podem ser desligados. Não se esqueça que, principalmente, geladeiras, freezers e alarmes não devem ficar fora da tomada. 

  • Verifique a geladeira e lixeiras

Quem nunca retornou de viagem e sentiu aquele cheiro de estragado pela casa? Um dos motivos para isso ter acontecido, é ter deixado restos de alimentos dentro de geladeiras, lixeiras ou até mesmo louça suja. Em alguns casos, até mesmo o mofo e insetos podem estar nos restos. 

Para não se deparar com esse cheiro deságradavel, tire todos os lixos antes de viajar, até mesmo os do banheiro, assim como deixe a geladeira sem resto de alimentos, queijo e presunto ou caixas de leite abertas. Manteigas e margarinas, assim como iogurtes fechados e outros itens refrigerados podem ser mantidos por alguns dias. Lembre-se também de verificar os freezers.  

  • Trancar o gás 

A última dica, mas não menos importante, é a que pode evitar casos mais graves e sérios. A fim de evitar vazamento de gás, tranque os botijões ou as saídas de gás. Essa pequena ação pode evitar até mesmo explosões, caso o gás entre em contato com outras substâncias. 

Além destas dicas, ainda há outras pequenas ações, como por exemplo fechar ralos, evitando que aranhas e insetos invadam a casa. Certificar-se de que as luzes estão apagadas também é essencial, evitando assim gastos desnecessários. 


Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e deixe seu apartamento em segurança!

Crédito da imagem: Freepik

Continue navegando

Conheça mais sobre a Callabrez Construtora e Incorporadora

Há 22 anos no setor de construção civil conectando as peças certas para criar uma nova oportunidade!